Nossos Serviços

Consertos de seletes

Mantenha sua selete em perfeitas condições de voo com nossos serviços de reparos.

O processo para o reparo de sua selete começa com um contato pessoal em nossa oficina ou através de um de nossos canais de atendimento, telefone,ou com um pedido online feito pelo cliente, que seleciona um ou mais serviços a serem executados e envia a selete para nosso centro de serviço.

Ao recebermos o equipamento, realizamos uma inspeção detalhada para identificar danos ou desgastes. Em seguida, apresentamos ao cliente uma proposta final com a solução detalhada e orçada. O cliente decide se deseja ou não seguir com o reparo. Se aprovado, o equipamento é devolvido (com frete por conta do cliente), com o reparo executado e o equipamento em perfeitas condições para retornar ao voo com total segurança.

Quanto tempo leva para reparar uma selete?
O tempo necessário depende da extensão do dano, do tipo de reparo e da demanda do nosso ateliê. Normalmente, para reparos padrão, o tempo estimado desde o recebimento da selete até a devolução é de 10 a 15 dias úteis. Esse prazo pode variar conforme fatores externos.

Dúvidas frequentes

O que é trimagem?

O termo trimagem refere-se ao processo de ajuste fino do comprimento das linhas (suspentes) para que a vela volte ao equilíbrio de projeto definido pelo fabricante.

Com o tempo e o uso, as linhas podem encolher, esticar ou desgastar, o que altera a geometria da vela e pode comprometer:

– Performance (perda de eficiência aerodinâmica, menor planeio, aumento do arrasto);

– Estabilidade (maior tendência a fechar, oscilar ou perder sustentação);

– Segurança (resposta diferente ao comando, aumento do risco em condições turbulentas).

Quando é recomendada fazer a trimagem?

Após um certo número de horas de voo (depende do fabricante e do material das linhas);

Se o piloto notar mudanças no comportamento da vela (puxa mais para um lado, afunda mais rápido, fecha com mais facilidade);

Em revisões periódicas de segurança (geralmente anuais ou a cada 100 horas de voo).

Em resumo: trimagem é o “alinhamento” do parapente, equivalente à geometria de rodas em um carro — não é troca de peças, mas um ajuste para manter o desempenho e a segurança originais.

Qual a frêquencia ideal para se fazer revisão?

A frequência ideal de manutenção do parapente depende do material das linhas, da intensidade de uso e das condições de voo (areia, sol forte, umidade aceleram o desgaste).

De forma geral, os fabricantes e oficinas especializadas recomendam:

Revisão completa: a cada 100 horas de voo ou uma vez por ano (o que acontecer antes).

Trimagem (ajuste das linhas): normalmente junto da revisão, mas pode ser feita antes se houver sinais de alteração no comportamento.

Checagens preventivas: sempre que notar mudança no voo (puxando para um lado, menos performance, tendência a fechar).

Resumindo: 1 vez por ano ou a cada 100h de voo é o intervalo padrão de manutenção para garantir segurança e performance.

Quanto tempo leva uma revisão?

De 1 a 3 dias úteis, se a oficina não estiver com fila. Pode levar até 1 semana ou mais em épocas de alta demanda (início de temporada, campeonatos, feriados).

De quanto em quanto tempo deve-se redobrar o reserva?

No voo livre (parapente e asa delta), a revisão e re-dobragem do paraquedas reserva é fundamental para garantir que ele abra rápido e sem falhas em caso de emergência.

Recomendação padrão: A cada 6 meses, ideal para manter o tecido arejado e evitar que as dobras “grudem”.

No máximo a cada 12 meses, mesmo que o equipamento não tenha sido usado.

Sempre após contato com umidade, salitre, chuva ou se o reserva for acionado (nesse caso precisa ser totalmente seco, inspecionado e re-dobrado).