Nossos Serviços
Revisão anual de parapente

No serviço de revisão / inspeção anual de parapente, os seguintes pontos são aferidos:
Verificação de porosidade: em cinco pontos na superfície superior e cinco pontos na superfície inferior.
Teste de resistência à tração das linhas: inclui a substituição da linha testada.
Teste de resistência à tração do tecido: tensionamento e rasgamento.
Verificação do trim: medição de todas as linhas, checagem da simetria e do ajuste ao trim original.
Inspeção visual da asa.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
R$ 620,00
Revisão padrão de parapentes

Na revisão padrão de parapente, os seguintes pontos são aferidos:
Verificação de porosidade: em cinco pontos na superfície superior e cinco pontos na superfície inferior.
Verificação do trim (trimagem): medição de todas as linhas, checagem da simetria e do ajuste ao trim original.
Teste de resistência à tração do tecido: tensionamento e rasgamento.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
R$ 450,00
Revisão completa de parapentes

No serviço de revisão / inspeção completa de parapente, os seguintes pontos são aferidos:
Verificação de porosidade: em cinco pontos na superfície superior e cinco pontos na superfície inferior.
Teste de resistência à tração das linhas: inclui a substituição de linhas testadas.
Teste de resistência à tração do tecido: tensionamento e rasgamento.
Verificação do trim: medição de todas as linhas, checagem da simetria e do ajuste ao trim original.
Inspeção visual geral: tecido das superfícies superior e inferior, linhas, pontos de fixação e tirantes.
Limpeza interna da vela.
Substituição das linhas principais de freio.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
R$ 850,00
Teste de porosidade do tecido

No serviço de teste de porosidade de tecido de parapentes são feitos os seguintes procedimentos:
Inspeção de 5 pontos na superfície superior.
Inspeção de 5 pontos na superfície inferior.
Média dos valores obtidos na planilha.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
R$ 180,00
Teste de resistência do tecido

No serviço de teste de resistência à tração do tecido do parapente, os seguintes pontos são aferidos:
Resistência de tensão do tecido.
Resistência de rompimento do tecido.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
R$ 180,00
Teste de resistência das linhas

No serviço de teste de resistência à tração das linhas do parapente, os seguintes pontos são aferidos:
Teste de resistência de cada linha para verificar sua condição.
Relatório (laudo de inspeção) detalhado de todos os testes realizados e seus resultados é fornecido ao cliente.
O valor do teste não inclui a substituição de linha caso necessário. Um orçamento com os custos de substituição de linha será informado ao cliente.
R$ 320,00
Consertos em geral de seletes

Serviços de reparos e consertos para seletes, seguindo os mais altos padrões de qualidade e em conformidade com os requisitos padrão de fábrica.
Preço sob consulta
Consertos em geral de parapentes

Serviços de reparos e consertos em parapentes, seguindo os mais altos padrões de qualidade e em conformidade com os requisitos padrão de cada fabricante.
Preço sob consulta
LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE SELETES

A FLYFIX oferece o serviço de limpeza e higienização de seletes, entre em contato e agende a limpeza de seu equipamento.
Inspeção do paraquedas reserva

Mantenha seu paraquedas reserva (redondo, quadrado ou dirigível) em perfeitas condições de uso, oferecemos um serviço completo de inspeção e reparo para sua maior segurança e tranquilidade em seus voos.
Inspeção e ventilação.
Verificação do tecido, costuras, células e linhas de suspensão.
Dobragem.
Colocação na fraldinha.
Dúvidas frequentes
O que é trimagem?
O termo trimagem refere-se ao processo de ajuste fino do comprimento das linhas (suspentes) para que a vela volte ao equilíbrio de projeto definido pelo fabricante.
Com o tempo e o uso, as linhas podem encolher, esticar ou desgastar, o que altera a geometria da vela e pode comprometer:
– Performance (perda de eficiência aerodinâmica, menor planeio, aumento do arrasto);
– Estabilidade (maior tendência a fechar, oscilar ou perder sustentação);
– Segurança (resposta diferente ao comando, aumento do risco em condições turbulentas).
Quando é recomendada fazer a trimagem?
Após um certo número de horas de voo (depende do fabricante e do material das linhas);
Se o piloto notar mudanças no comportamento da vela (puxa mais para um lado, afunda mais rápido, fecha com mais facilidade);
Em revisões periódicas de segurança (geralmente anuais ou a cada 100 horas de voo).
Em resumo: trimagem é o “alinhamento” do parapente, equivalente à geometria de rodas em um carro — não é troca de peças, mas um ajuste para manter o desempenho e a segurança originais.
Qual a frêquencia ideal para se fazer revisão?
A frequência ideal de manutenção do parapente depende do material das linhas, da intensidade de uso e das condições de voo (areia, sol forte, umidade aceleram o desgaste).
De forma geral, os fabricantes e oficinas especializadas recomendam:
Revisão completa: a cada 100 horas de voo ou uma vez por ano (o que acontecer antes).
Trimagem (ajuste das linhas): normalmente junto da revisão, mas pode ser feita antes se houver sinais de alteração no comportamento.
Checagens preventivas: sempre que notar mudança no voo (puxando para um lado, menos performance, tendência a fechar).
Resumindo: 1 vez por ano ou a cada 100h de voo é o intervalo padrão de manutenção para garantir segurança e performance.
Quanto tempo leva uma revisão?
De 1 a 3 dias úteis, se a oficina não estiver com fila. Pode levar até 1 semana ou mais em épocas de alta demanda (início de temporada, campeonatos, feriados).
De quanto em quanto tempo deve-se redobrar o reserva?
No voo livre (parapente e asa delta), a revisão e re-dobragem do paraquedas reserva é fundamental para garantir que ele abra rápido e sem falhas em caso de emergência.
Recomendação padrão: A cada 6 meses, ideal para manter o tecido arejado e evitar que as dobras “grudem”.
No máximo a cada 12 meses, mesmo que o equipamento não tenha sido usado.
Sempre após contato com umidade, salitre, chuva ou se o reserva for acionado (nesse caso precisa ser totalmente seco, inspecionado e re-dobrado).